Assessoria de Imprensa é trabalho de jornalista ou relações públicas?
As assessorias de imprensa mudaram muito nos últimos anos. Estão começando a deixar de lado o ‘operacional’ para pensar um pouco mais no lado estratégico de cada um dos clientes. E este é um ponto fundamental para a sobrevivência delas no mercado. Hoje, o redigir, enviar e clipar já perdeu espaço. As empresas querem, cada vez mais, profissionais que entendam do mercado e quepensem na perspectiva de cada cliente.
Acredito que em uma assessoria de imprensa o profissional mais adequado para o atendimento é o jornalista, não apenas porconhecer os veículos, mas, principalmente, por entender o ‘fazer’ jornalístico. Ele também foi o responsável por fazer com que o mercado de assessorias de imprensa hoje se tornasse tão promissor.
Quando falamos em assessoria de comunicação, que é algo muito mais amplo, aí sim entra a figura do Relações Públicas, que daria suporte no relacionamento com clientes, e seria responsável pelo setor de eventos da comunicação.
Já tive a oportunidade de trabalhar tanto com jornalistas quanto com RPs. O jornalista é mais objetivo, mais direto no texto, na sugestão de pauta, no contato com imprensa e cliente. O RP, por sua vez, desenvolve um papel mais político, de coordenação, que também é importante em uma empresa.
Há lugar no mercado para os dois profissionais, cada qual respeitando o espaço do outro.